A Onda Verde e O presidente Negro

Monteiro Lobato

A onda verde tem como tema o café que, como uma onda verde, a partir do Rio de Janeiro, espalhou-se por todo o estado de São Paulo, mostrando-se decisivo para o progresso da economia do país. É neste cenário que Monteiro Lobato situa, através de artigos jornalísticos, suas críticas de humor cortante contra a influência norte-americana e a brutalidade com que o homem interfere na harmonia da natureza. Literatura, dialeto caipira, conflitos bélicos como a guerra do Paraguai e o conflito mundial de 1914, e a conversão do futebol como entretenimento de massa também estão presentes neste livro de 1921.

A história de O Presidente Negro, único romance adulto de Monteiro Lobato, passa-se nos Estados Unidos e aborda temas como a segregação racial, aculturação, feminismo e ainda profetiza o surgimento de uma rede pela qual as pessoas se comunicariam e trabalhariam à distância, semelhante à internet. Através das lentes do “porviroscópio”, aparelho capaz de prever o futuro, Lobato leva os leitores para 2228, ano em que o personagem norte-americano Jim Roy, um negro, concorre à presidência.

ler mais

Fonte: Divulgação/editora

BUSCAR na Amazon

Idioma: Português

ISBN mais comum:

Principal editora: brasiliense

Capa de A Onda Verde e O presidente Negro - Monteiro Lobato

Veja os exemplares deste livro encontrados nas bibliotecas dos Livristas:

Nenhuma resenha disponível.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.